É impossível ignorar a torre única do Edifício Platina 220. Da Avenida Alcântara Machado, a mais ou menos 1,5 km do endereço, ela desponta e rasga o horizonte. Com 172 metros, o prédio no bairro do Tatuapé toma a posição de mais alto da capital, que foi, por mais de cinco décadas, do Mirante do Vale (170 metros), no centro.
Idealizado pela Porte Engenharia e Urbanismo, o Platina 220 foi inaugurado no bairro do Tatuapé e o grande evento, contou com show ao vivo e queima de fogos, teve ingressos esgotados. O Platina 220 Houve muita repulsa de moradores sobre a construção, que começou em 2014 e foi concluído agora, no final de agosto de 2022.
a ideia dos engenheiros e arquitetos da Porte era colocar diversos serviços em um só local, além de lançar mais um local na cidade para moradia. Um dos objetivos é fazer com que a zona leste deixe de ser apenas "dormitório", evitando deslocamentos para estudar, consumir, se divertir e trabalhar. A ideia é reunir várias dessas possibilidades nesse lugar e o eixo deve se assemelhar ao que se vê na Avenida Paulista, e não na Berrini ou na Faria Lima.
Ousado ? certamente , necessário ? é o que alguns moradores do entorno questionam, mas sem sombra de dúvida o Platina 220 veio pra inaugurar uma era de grandes “espigões” que ja toma forma em outras cidades do Brasil, e figura ao lado das torres One Tower (290m), o prédio mais alto do Brasil, seguido das torres gêmeas do Yachthouse (281m).