Muitas são as preocupações em atualizar o Plano Diretor, e uma delas se refere verticalização dos bairros : “Quando você amplia, você incide em lugares que antes eram de preservação, de um menor adensamento, e você está ampliando muito onde pode adensar.
A gente não tem controle se a cidade suporta esse adensamento todo", ponderou Joyce Reis, diretora de Políticas Públicas do Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo (IAB-SP). Houve mudança também nas regiões próximas a pontos de ônibus, hoje, prédios mais altos podem ser construídos num raio de até 300m dos pontos de ônibus, na versão anterior, a distância era de 450m.
A preocupação com áreas verdes também é pauta pois a verticalização proposta pelo texto substitutivo privilegia o uso do carro mesmo nos eixos de transporte. A lei anterior tinha o objetivo de concentrar o adensamento construtivo próximo de transportes de alta capacidade e adensar com mudança de modal: "Eu vou morar perto do Metrô, não vou ter carro”.
Após muita conversa, e alguns grupos sendo contra outros a favor, podemos dizer que boa parte da população esta participando ativamente dessa mudança.
O texto completo pode ser lido em : https://www.saopaulo.sp.leg.br/wp-content/uploads/comissoes/Minuta%20de%20substitutivo%20ao%20PL%20127-2023%20-%20Revis%C3%A3o%20do%20PDE.pdf
Fonte: Instagram VEMMORAR.IMB.BR