Algumas pessoas optam por juntar todo o dinheiro para pagar o imóvel à vista mas também há aqueles que decidem guardar apenas um valor para a entrada e financiar o restante. Nos dois casos, é preciso ter alguma quantia reservada. E mesmo na primeira opção, caso apareça uma oportunidade você não vai querer perder, certo ?
Disciplina é palavra de ordem: fique atento aos gastos menores que parecem inofensivos, mas comprometem parte importante do orçamento - e priorize a reserva mensal. uma boa ideia é reservar pelo menos 30% da renda mensal no período em que estiver guardando o montante para a entrada.
ITBI ? Cartório ? faz parte : Para não ter surpresas e precisar postergar a compra do seu bem, programe-se para destinar parte da sua reserva a estas despesas. Além disso conheça o bairro desejado e os custos de transportes, mercados, farmácias... Os preços praticados no comércio de cada região podem variar de maneira significativa e devem ser considerados.
Por ultimo : Tenha em mente que uma imobiliária idônea e um corretor experiente ira auxiliar você de forma que esse sonho não se torne um pesadelo.