O engenheiro Artur Alvim, descendente de uma das mais importantes famílias paulistanas, era chefe da via permanente da extinta Estrada de Ferro Central do Brasil, e nessa condição idealizou e projetou, em 1921, a estação de trem que hoje dá nome a uma bairro de classe média da zona leste.
Antes disso (por volta de 1900), a região era – como a maioria um amontoado de chácaras, num lugar conhecido como Santa Teresa. A partir da inauguração da estação, uma pequena vila se formou ao seu redor. Primeiro foram os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil que o engenheiro ajudou a implantar, que por lá passou de 1921 a 1957.
A partir de 1945, pequenos bairros foram aparecendo ao longo da linha-tronco da Ferrovia Central do Brasil, como a Vila Santa Teresa e a Vila Campanela. No correr dos anos, mais dois loteamentos levaram o nome do engenheiro ferroviário: Parque Artur Alvim e Jardim Artur Alvim, um jogada de marketing imobiliário para associar uma área próxima de local conhecido a outro loteamento.
Durante décadas o bairro e a região ficaram no esquecimento, até que o Metrô chegou em 1988, o que acabou mudando radicalmente as feições da área.
Hoje Artur Alvim é um bairro residencial em franco desenvolvimento. Nada como uma estação do Metrô para mudar a historia de um bairro !!!
Fonte: @vemmorar.imb.br