Quem mora na Mooca adora ! O nome mooca vem do tupi-guarani e significa “faz casa”. Os índios viam os brancos construindo suas casas e, surpresos, exclamavam: “moo oca!”. Outra versão conta que os padres ensinavam os indígenas a construção de casas e, como falavam o tupi-guarani, diziam “môo oca”.
No inicio do século XVI, a região era o Arraial de Nicolau Barreto Posteriormente, o local foi tomado por grandes chácaras e residências – como se sabe, a capital dormitou por anos a fio. Finalmente, nos anos da grande imigração, de 1870 a 1890, o bairro ganhou outras feições com a chegada daqueles que dariam um nova vida à região: os italianos. Com eles vieram os trilhos da Estrada de Ferro Inglesa, e um ramal estendeu-se até a Mooca.
Em 1891, chegou a Companhia Antarctica Paulista, que se instalou ao lado da Cervejaria Bavária, situada na chácara do engenheiro Fox. Em 1905, a Antarctica compraria a Bavária, num negocio que virou comentário na capital.
E assim o século XX encontrou a Mooca em plena expansão fabril: fábricas e mais fábricas se instalando no correr dos anos em todas as ruas do bairro e em bairros vizinhos. Era o progresso que chegava definitivamente à Mooca, dando-lhe o perfil industrial notado até os dias de hoje.
Fonte: Instagram VEMMORAR.IMB.BR